
Psicologia Histórico-Cultural nos Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq no Brasil
2024; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 40; Linguagem: Português
10.1590/0102.3772e40311.pt
ISSN1806-9770
AutoresFlávia da Silva Ferreira Asbahr, Marilene Proença Rebello de Souza, Sônia Mari Shima Barroco,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo Este artigo apresenta um panorama dos grupos de pesquisa que tomam a Psicologia Histórico-Cultural como referencial teórico, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Realizou-se um estudo do tipo “estado do conhecimento”. Da análise das descrições dos 115 grupos identificados, destacam-se: denominação da teoria; área de conhecimento; distribuição geográfica; natureza da instituição; ano de formação e principais temáticas de pesquisa em psicologia e educação. Como resultados, destacam-se: dispersão semântica em relação à nomeação da teoria; aumento de grupos pesquisando políticas públicas; inserção de temáticas contemporâneas como racismo e gênero. Conclui-se que o panorama exposto possibilita melhor compreender os interesses em pesquisa realizados pela Psicologia Histórico-Cultural e os desafios a serem enfrentados.
Referência(s)