
Da historiografia do espaço escolar à história do lugar-escola
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 35; Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2023-0048br
ISSN1980-6248
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoResumo Ao tomar a dimensão educativa do espaço escolar como verdadeira, o artigo parte da emergência da planta livre como solução projetual de espaços escolares para alcançar o reconhecimento das práticas pedagógicas cotidianas como produtoras ativas de espacialidades essenciais para a interpretação do lugar-escola. Percebe-se assim a relevância de mobilizar também as marcas deixadas pela imprevisibilidade dos usos cotidianos sobre o edifício-escola como regime de interpretação histórica do espaço escolar. Por meio de uma incursão bibliográfica e mobilizando a ideia de imprevisibilidade como chave interpretativa, identifica-se uma lacuna historiográfica na ausência generalizada de abordagens atentas aos impactos de adaptações cotidianas feitas sobre a edificação escolar.
Referência(s)