DA TEORIA À PRÁTICA: A INFLUÊNCIA DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i10.16423

ISSN

2675-3375

Autores

Séfora Bezerra Silva, João Batista Araujo da Silva, Lauro Araújo Mota, Ana Paula Araújo Mota, Dráulio Sales da Silva, Rodolfo de Melo Nunes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O ensino tradicional ainda predomina nas escolas, especialmente nas aulas de Química, que são repletas de teorias e fórmulas, onde o professor transmite informações e os alunos se tornam meros receptores. Essa abordagem gera uma desconexão entre o conteúdo e a vida cotidiana dos estudantes, levando-os a considerarem a química uma disciplina irrelevante. Além disso, a falta de atividades experimentais nas aulas limita a aprendizagem ativa. Este trabalho teve como objetivo avaliar e propor o uso de experimentos de baixo custo e a relação com o cotidiano para melhorar a aprendizagem das propriedades coligativas. A pesquisa foi realizada com duas turmas de 2º ano do ensino médio, uma da rede privada e outra da estadual. Após a intervenção, os questionários mostraram um aumento significativo nas respostas corretas, evidenciando que os alunos se tornaram mais interessados e participativos nas aulas experimentais, resultando em uma compreensão aprimorada dos conceitos abordados.

Referência(s)