Artigo Acesso aberto

A inclusão como direito: políticas educacionais e sua implementação nas escolas

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n10-269

ISSN

1696-8352

Autores

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Cleberson Cordeiro de Moura, Francielle Rodrigues Costa Emiliano, Gabriela Clotilde dos Santos Monteiro, Josiane Reis Araújo, Luciana Quintana, Patrícia Pereira de Souza Rigoni, Ziza Silva Pinho Woodcock,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O artigo em pauta, aborda sobre importância da educação inclusiva como um direito fundamental e sua implementação nas políticas educacionais brasileiras, Partindo desse viés a inclusão vai além da simples presença de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas, buscando garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade que respeite e valorize a diversidade. Apesar dos avanços nas diretrizes, a efetiva aplicação da inclusão ainda enfrenta desafios, como a falta de recursos, formação adequada de professores e resistência cultural, busca destacar a importância da formação continuada de educadores, que deve incluir estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades de cada aluno. Além disso, enfatiza a necessidade de promover uma cultura inclusiva no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade educadores, famílias e alunos no processo. A inclusão é apresentada como um reflexo das aspirações sociais por uma sociedade mais justa, onde a diversidade é valorizada. Ao concluir, o artigo reafirma que a educação inclusiva é uma responsabilidade coletiva que requer comprometimento contínuo e inovação nas práticas educacionais. A luta pela inclusão não é apenas uma questão de acesso, mas sim uma oportunidade para construir uma sociedade mais equitativa, onde todos possam desenvolver seu potencial e contribuir para o bem comum.

Referência(s)