Artigo Acesso aberto Revisado por pares

"É na unção que se encontra poder"

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Linguagem: Português

10.20396/csr.v26i00.8674894

ISSN

1982-2650

Autores

Brandon Lopes dos Anjos, Frank Antônio Mezzomo, Caio Rodrigo Fier,

Tópico(s)

Religion and Society Interactions

Resumo

Neste texto, analisamos a trajetória eleitoral da deputada Cantora Mara Lima, procurando perceber como a candidata construiu seu carisma nas eleições estaduais paranaenses em 2014, 2018 e 2022, em sintonia com o projeto político da Assembleia de Deus (AD). Procedemos à coleta e sistematização de materiais publicados em suas mídias sociais, problematizando a instrumentalização de elementos simbólicos e performáticos para construir sua identidade, mimetizando sua “unção” gospel em capital político. Nesse movimento, a AD forneceu uma série de recursos institucionais por meio de um modelo de representação corporativa, propício para a dramatização político-religiosa e a formação do carisma da cantora, mobilizando os afetos do público-fiel. Observamos como a articulação entre a agência carismática da artista e a força da estrutura eclesiástica tem alcançado bons resultados nos pleitos analisados, em tempos de recrudescimento das polarizações e difusão de uma religião pública.

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