Artigo Acesso aberto

A importância da literatura indígena na sala de aula

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 60 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv17.n60-155

ISSN

1988-5245

Autores

Maria Betânia da Rocha de Oliveira,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

Este artigo aborda a relevância da literatura indígena no contexto educacional brasileiro, considerando o papel dessa produção literária na resistência e valorização das culturas dos povos originários, conforme previsto pela Lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura indígena nas escolas. A partir de uma perspectiva histórica, o texto apresenta a trajetória das nações indígenas desde antes da colonização europeia, destacando a riqueza de suas culturas, línguas e costumes que foram, por muito tempo, negados ou silenciados pela cultura dos brancos. O artigo segue um percurso metodológico que parte da contextualização histórica dos povos indígenas no Brasil, abordando suas contribuições linguísticas e culturais, até chegar à sua luta por direitos e reconhecimento, com destaque para a organização e mobilização política que resultaram em legislações desenvolvidas para a preservação de suas identidades. Autores como Krenak (2019), Grupioni (2008) e Munduruku (2006) são utilizados como referenciais teóricos para fundamentar a análise, oferecendo insights sobre as questões relativas à cultura, à memória e à inserção da literatura nas salas de aulas. Além disso, o texto discute a importância da inserção da literatura indígena no currículo escolar, não apenas como uma forma de reconhecimento das culturas indígenas, mas também como uma ferramenta para promover a inclusão e o respeito à diversidade cultural. Ao fazer com que a sociedade em geral, e os alunos em particular, conheçam e respeitem as culturas indígenas, o capítulo defende que a educação pode desempenhar um papel fundamental na construção de um Brasil verdadeiramente multicultural e inclusivo.

Referência(s)