Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O discurso do brincar digital como auxiliar da atenção para a aprendizagem: linhas de fuga

2024; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 11; Issue: 28 Linguagem: Português

10.55028/pdres.v11i28.21152

ISSN

2358-1840

Autores

Adilson Cristiano Habowski, Cléber Gibbon Ratto,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este texto explora as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento, valendo-se de pesquisas já realizadas sobre o brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. No dispositivo do desenvolvimento, observamos que este agencia saberes e práticas educativas da infância onde se efetiva o brincar com as tecnologias digitais como um meio que estimula o desenvolvimento (progressivo) cognitivo e fornece meios facilitadores para a aprendizagem escolar. No contexto do desenvolvimento da aprendizagem, destaca-se a atenção como um elemento essencial para a realização de tarefas cognitivas. Deste modo, o brincar com as tecnologias é compreendido como um recurso no processo de aprendizagem, direcionando a atenção das crianças para estímulos externos e objetos, facilitando a absorção e busca de informações. Aqui, a incapacidade de processar essas informações externas é interpretada como desatenção e falta de concentração. Neste texto, abordaremos as linhas de fuga do dispositivo do desenvolvimento a partir das experiências dos autores que geraram ideias, o que ali permaneceu em potencial, como virtualidades a serem atualizadas. Ao olharmos para essas linhas de fuga, percebe-se que a propensão das crianças à dispersão reflete um desejo por novidades em relação ao mundo, o que dificulta manter uma experiência consistente e intensa por muito tempo. Ao contrário de situações em que a concentração é necessária, a atenção no brincar digital demanda uma forma de distração focada. É uma atenção à temporalidade, envolvendo um desafio temporal em vez de espacial.

Referência(s)