Criação, estruturação e validação de um recurso educacional sobre Fake News: relato de experiência

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.10-492

ISSN

1988-7833

Autores

Mayara Elisabeth Ferreira da Rocha, Euclides Maurício Trindade Filho, Almira Alves dos Santos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Introdução: O uso da internet no Brasil vem crescendo exponencialmente com o público acima de 60 anos. Diante dessa situação, torna-se necessário instruir essa população acerca dos perigos envolvendo as Fake News, bem como proporcionar formas de minimizar o compartilhamento dessas notícias por meios simples e práticos de verificação das informações, para assim evitar a disseminação da mesma sem averiguar sua fonte. Objetivo: Relatar a experiência da criação, estruturação e desenvolvimento de um vídeo educacional para idosos sobre o que significa Fake News, seus malefícios e orientá-los como evitar o seu compartilhamento. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, que apresenta a construção de um produto educacional no formato de vídeo. O produto educacional foi apresentado na disciplina de recursos educacionais ligado ao Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia, vinculado a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Foi estruturado baseado no Método CTM3 e validado na III Sessão de Validação de Produtos Educacionais, que ocorreu na mesma universidade. Resultados: O vídeo educacional está estruturado em 3 minutos e 8 segundos, com imagens e cenas que evocam os cinco sentidos, os três Estados de Ego e uma âncora, assim como preconiza o método CTM3. Este encontra-se disponivel na plataforma EduCapes, para livre utilização como recurso educacional. Conclusão: Ao fornecer informações e ferramentas para a identificação e prevenção de Fake News, é possível melhorar a segurança online, estimular o pensamento crítico e promover uma participação mais informada dos idosos na sociedade moderna.

Referência(s)