
Clubes de Ciências na XVII Fecti (2023): presença significativa e desafios
2024; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18264/repdcec.v3i2.142
ISSN1984-6290
AutoresTania Goldbach, Carolina Suisso Das Chagas Ferreira, Júlia Canário dos Anjos, Meiryelen Vieira Da Silva Assumpção, Mariana Fonseca, Beatriz Correia Miranda,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoEste trabalho tem a intenção de valorizar e refletir sobre a importância de espaços de desenvolvimento de atividades práticas e autônomas voltadas para a educação científica e do pensamento científico-criativo pelos professores e educandos, no cotidiano escolar. Partimos do entendimento que os Clubes de Ciências se constituem nestes espaços, mesmo que não sejam vividos por todos os alunos, traçando breves históricos. Verificou-se, em nossa pesquisa, que um percentual significativo (24%) destes projetos apresentados na última edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVI FECTI) foram elaborados a partir de atividades em Clubes de Ciências ou similares nas unidades escolares. Foi identificada e analisada a procedência geográfica e tipo de gestão das escolas, assim como o percentual dos premiados no evento, após criteriosa avaliação, que costumeiramente é feita pelos organizadores. Os resultados dos questionários enviados para a totalidade dos projetos demonstraram tanto uma considerável associação entre Clubes e presença na Feira, quanto aspectos positivos dos mesmos no contexto escolar. São apontados desafios para a consolidação e ampliação destes agrupamentos no cenário da educação científica.
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