Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Clubes de Ciências na XVII Fecti (2023): presença significativa e desafios

2024; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18264/repdcec.v3i2.142

ISSN

1984-6290

Autores

Tania Goldbach, Carolina Suisso Das Chagas Ferreira, Júlia Canário dos Anjos, Meiryelen Vieira Da Silva Assumpção, Mariana Fonseca, Beatriz Correia Miranda,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Este trabalho tem a intenção de valorizar e refletir sobre a importância de espaços de desenvolvimento de atividades práticas e autônomas voltadas para a educação científica e do pensamento científico-criativo pelos professores e educandos, no cotidiano escolar. Partimos do entendimento que os Clubes de Ciências se constituem nestes espaços, mesmo que não sejam vividos por todos os alunos, traçando breves históricos. Verificou-se, em nossa pesquisa, que um percentual significativo (24%) destes projetos apresentados na última edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVI FECTI) foram elaborados a partir de atividades em Clubes de Ciências ou similares nas unidades escolares. Foi identificada e analisada a procedência geográfica e tipo de gestão das escolas, assim como o percentual dos premiados no evento, após criteriosa avaliação, que costumeiramente é feita pelos organizadores. Os resultados dos questionários enviados para a totalidade dos projetos demonstraram tanto uma considerável associação entre Clubes e presença na Feira, quanto aspectos positivos dos mesmos no contexto escolar. São apontados desafios para a consolidação e ampliação destes agrupamentos no cenário da educação científica.

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