
Considerações acerca da importância do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para a formação inicial de professores: ênfase para as licenciaturas em geografia
2024; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/2594-9616.2024.263931
ISSN2594-9616
AutoresFrancisco de Oliveira Viana, Lucas Silva Carvalho, Regina Célia de Castro Pereira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste trabalho aborda questões acerca da formação de professores de Geografia. Tem como principal objetivo levantar algumas reflexões sobre o lugar da Universidade na profissionalização do docente que atua nas salas de aula da educação básica, sobretudo na educação geográfica e a importância do PPC para nortear as ações docentes na formação de professores. Utilizando o método dialético, e baseado em metodologias de revisão bibliográfica e aplicação de questionários para professores, utilizamos como recorte de estudo o curso de Geografia licenciatura da Universidade estadual do Maranhão (UEMA). O resultado obtido através da aplicação de questionários aos professores releva que o apesar de o PPC ser um documento fundamental na promoção de um curso superior, ainda é relativamente pouco utilizado no cotidiano acadêmico do curso de geografia licenciatura
Referência(s)