Um Relato de Experiência com Histórias em Quadrinhos em uma Escola Estadual de Carpina, Pernambuco
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5433/2237-4876.2024v27n2p169-182
ISSN2237-4876
AutoresEronildo da Silva Biondinni, Jonathas de Paula Chaguri,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO objetivo deste artigo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se no trabalho com o Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 1997; Bakhtin/Volochínov, 2006) com relação ao trabalho das Histórias em Quadrinhos (HQs) enquanto gênero discursivo. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005; Thiollent, 2009) de cunho qualitativo (Gil, 2008). O instrumento de coleta de dados foi por meio de 24 aulas de Língua Portuguesa que se enquadra em um conjunto de atividades elaborado pelos autores. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Carpina, Zona da Mata Norte, estado do Pernambuco. A inserção social da pesquisa configura-se no oferecimento de 24 aulas que possibilitou alternativas didático-pedagógicas para fortalecer à aprendizagem dos alunos do 9º ano nas aulas de Língua Portuguesa por meio do processo interventivo. Como resultado final, este trabalho resultou na publicação de uma coletânea de HQs com autoria dos participantes da pesquisa.
Referência(s)