
Implementação e benefícios educacionais de um display LCD 16x2 com controle manual para o ensino de pensamento computacional
2024; Volume: 6; Issue: 17 Linguagem: Português
10.53660/prw-2648-4808
ISSN1541-1389
AutoresMaicon Gonzaga da Silva, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Robisom Damasceno Calado,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAbordamos na pesquisa a importância do ensino de habilidades do século XXI, como o pensamento computacional, e os desafios enfrentados nas salas de aula. Propõe o uso de um display LCD 16x2 com controle manual como ferramenta educacional para facilitar a compreensão de conceitos de comunicação digital. Com o objetivo de demonstrar como a interação prática com hardware pode tornar tangíveis os conceitos de comunicação binária e serial, além de estimular o pensamento computacional nos alunos. Utilizamos um display LCD 16x2 controlado manualmente por chaves deslizantes e um botão de envio. Os alunos configuram manualmente os bits para formar bytes que representam comandos e caracteres, alternando entre modos de comando e caractere. A prática manual permite aos alunos visualizar concretamente a comunicação binária, compreender a diferença entre comunicação paralela e serial, e desenvolver habilidades de decomposição de problemas, abstração e design de algoritmos. A experiência prática engaja os alunos e facilita a construção de uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Referência(s)