O Brincar e o Desenvolvimento Psicomotor: Um Estudo Bibliográfico sobre o Ensinar Brincando
2024; Persona Institute of Higher Education; Volume: 18; Issue: 73 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v18i73.4093
ISSN1981-1179
AutoresMilena Davila Nascimento Barbosa, Maricélia Felix Andrade Bringel,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoO presente estudo, discute a importância dos jogos e brincadeiras, como ferramentas onde as crianças aprendem se divertindo no processo de ensino aprendizagem. Objetiva promover o desenvolvimento da leitura e escrita mediante brincadeiras, além da realização de jogos a fim de, despertar o interesse no processo de ensino aprendizagem. O ponto de partida para embasar o presente artigo discorre da intensificação de atividades lúdicas no ensino e suas contribuições, abrindo lacunas para o desenvolvimento do hábito de ler e escrever. As bases teóricas apresentam embasamento desde a importância do brincar na aprendizagem de conteúdo, o desenvolvimento da leitura através do brincar e a competência dos jogos através da leitura e escrita. Decorrente de uma problemática bastante alarmante, presente no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, transferindo a criança para uma realidade de leitura e escrita. Onde os jogos eram vistos como sinônimo de bagunça e desordem na sala de aula. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa, apresenta caráter qualitativo, de seguimento bibliográfico decorrente de orientações acadêmicas e estudos acerca do tema. Os resultados apontam que a arte de ensinar brincando é uma ação que poucos educadores e mediadores do conhecimento conseguem realizar, visto que o brincar faz parte da natureza da criança. Afirma-se com o estudo que, quando o brincar se volta para a sala de aula, o aluno consegue desenvolver-se e aprender mais sobre si mesmo, seu corpo e suas funções motoras e também sobre o ambiente que o rodeia.
Referência(s)