Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESINFORMAÇÃO E LITERACIA MIDIÁTICA

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 11 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i11.16410

ISSN

2675-3375

Autores

Orlando Lyra de Carvalho Júnior, S. Carvalho, Bernardo Vasconcelos e Sousa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Literacia midiática é a área de pesquisa associada ao debate acadêmico e à intervenção social que incorpora elementos de alfabetização midiática, visando o estímulo ao pensamento crítico. Seu objetivo é oferecer reflexões e instrumentos para que cidadãos possam interpretar e produzir informações e conhecimento de forma crítica e ética. Esta pesquisa visa avaliar os níveis de literacia de um grupo de alunos e professores de Minas Gerais (MG). Um questionário online de múltipla escolha foi utilizado para coleta de dados. Correlações significativas foram encontradas entre literacia midiática e Fake News, “fonte confiável” e “informação confiável”. As mídias preferidas foram X-Twitter, Instagram e YouTube. Quanto à identificação de notícias falsas, temas científicos, como vacinação, mudança climática e efeito estufa tiveram maior destaque. As questões levantadas nesta pesquisa se relacionam à importância da literacia midiática, não apenas como antídoto ao vírus das Fake News, mas como forma de desenvolver o pensamento crítico em alunos e professores. Isto significa dizer que a educação crítica midiática transcende a mera habilitação em Tecnologias da Informação e Comunicação, envolvendo a identificação de conteúdo falso, a avaliação de notícias tendenciosas e a confiabilidade das informações veiculadas nas redes sociais.

Referência(s)