
Educação Rurbana
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 62; Issue: 73 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2024v62n73id36986
ISSN1981-1802
AutoresLuciano Mendes de Faria Filho, Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Leziany Silveira Daniel,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste trabalho tematiza o lugar do rural e do urbano nas pesquisas e nos debates realizados no Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife (CRPE-Recife) durante a gestão de Gilberto Freyre, ou seja, no período de 1957 a 1969. A pesquisa que resultou neste artigo teve por objetivo compreender como as visões da América Latina presentes na produção intelectual de Gilberto Freyre animaram, ou não, as ações políticas, interpretativas ou reflexivas do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife. Em seu desenvolvimento, deparamo-nos com um intenso debate sobre as relações entre o regional, o rural e o urbano no âmbito das políticas escolares e das epistemologias da pesquisa educacional. A documentação mobilizada pertence ao Centro Regional sob a guarda da Fundação Joaquim Nabuco, do Recife, e/ou foi disponibilizada pelo Instituto Nacional do Estudos Pedagógicos, especialmente os Cadernos Região e Educação.
Referência(s)