Artigo Acesso aberto

Arroz com feijão e a promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.12-029

ISSN

1988-7833

Autores

Roselene de Queiroz Chaves, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, Angélica Margarete Magalhães, Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, João Costa, Lorena Fernandes Castilho, Luara Laressa Ferreira dos Santos Lima, Telmo Pereira,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Partindo do conceito de Segurança Alimentar e o papel da oferta pública de alimentos em Programas governamentais, este estudo teve por objetivo analisar a oferta de arroz e feijão na alimentação escolar de Redes Estaduais de Educação, no Brasil, visando à transferência de conhecimentos aplicáveis na tomada de decisão, em processos de aquisição de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O estudo se caracteriza por uma pesquisa aplicada, exploratório-descritiva, seguida de análise quantitativa. Foram analisados os cardápios escolares de 11 estados brasileiros, que disponibilizavam as informações nos sítios eletrônicos das secretarias de educação, conforme determinação do PNAE. Os dados foram levantados no período de janeiro a junho de 2024 e se referiram à ausência/presença de arroz e feijão nos cardápios, com o que, foi calculada a frequência de oferta desses alimentos, em cada instituição observada. O percentual de cardápios que não apresentavam nem arroz, nem feijão, variou entre 15,8% (PR) e 71,2 % (TO). O percentual de cardápios que apresentavam arroz, sem feijão, variou entre 3,4% (RJ) e 41,7% (MT); feijão, sem arroz, entre zero (SC, PR e DF) e 10,2% (RJ). A presença de arroz e feijão, concomitantemente, nos cardápios, variou entre 6,7% (CE) e 74,2% (PR). A oferta de arroz e feijão, de forma concomitante, foi observada em menos da metade dos cardápios estudados. Isso leva a considerar que o valor nutricional desses alimentos está sendo negligenciado pelos Programas de alimentação escolar.

Referência(s)