Artigo Acesso aberto

Um plano de curso para o ensino de requisitos de software nos cursos de Graduação em Engenharia de Software

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n10-385

ISSN

1983-0882

Autores

Estêvão Damasceno Santos, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira,

Tópico(s)

Software Engineering Techniques and Practices

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem é constiuído pela interação dinâmica entre o ensino, conduzido pelo professor, e a aprendizagem, vivenciada pelo aluno. Para tal, faz-se necessária a organização e o planejamento dos passos a serem seguidos em sala de aula. Instrumentos que ajudam os professores nesse processo são essenciais para otimizar o ensino-aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um plano de curso para o ensino de Requisitos de Software, realizando a utilização de metodologias ativas de ensino. Para atingir esse objetivo, foram adotadas as seguintes etapas metodológicas: revisão da literatura sobre abordagens de ensino de Requisitos de Software; mapeamento de competências entre os currículos ACM/IEEE e SBC para o curso de Engenharia de Software na área de Requisitos de Software; análise dos principais Projetos Pedagógicos de Curso das Instituições de Ensino Superior no Brasil; estruturação do plano de curso para o ensino de Requisitos de Software; e avaliação por meio de revisão por pares do plano de curso. Os principais resultados incluem o desenvolvimento do plano de curso que incorpora as principais metodologias ativas identificadas na literatura e a apresentação de procedimentos metodológicos para a implementação eficaz do curso.

Referência(s)
Altmetric
PlumX