
A “amarelinha” da seleção brasileira
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17851/2237-2083.32.1.114-141
ISSN2237-2083
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEm 2022, por conta da Copa do Mundo de Futebol, a marca de cerveja Brahma lançou um filme publicitário, “#Vestindoaamerelinha”, com fins de interditar possíveis efeitos políticos que correlacionassem a camiseta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o tema política. O objetivo deste artigo é refletir sobre o filme publicitário a partir da noção de dialogicidade interna do discurso, de Bakhtin (2015 [1934-1935]). A perspectiva metodológica do trabalho se dá com base no cotejamento de textos (Bakhtin, 2011 [1974]). Os resultados apontam que a estratégia do filme publicitário forja uma desidentificação da “amarelinha” com os valores da direita enquanto interditaria a presença possível de elementos que remetessem à esquerda, como é o caso das cores vermelho ou bordô, das latas da cerveja, já que o filme é todo em preto e branco com destaque exclusivo para as camisetas, que aparecem coloridas.
Referência(s)