Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Cartografia Social: mapeamento participativo da APA de Santa Rita

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Linguagem: Português

10.5902/1984644486985

ISSN

1984-6444

Autores

Simone Affonso da Silva, Melquisedeque da Silva Viana, Mikael Eduardo Silva Ferreira, Jeane Borges dos Santos, Katharine Batista Santos de Souza,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Dentre os desafios da gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Alagoas há o desconhecimento da população local sobre a existência dessas unidades de conservação (UC) e a baixa participação da sociedade civil nos Conselhos Gestores. Neste contexto, o Projeto EducAPA realizou oficinas de educação ambiental visando reduzir esses problemas, adotando como metodologia a pesquisa-ação e a cartografia social. Apresentaremos neste artigo os resultados da Oficina de Cartografia Social – Elaboração de mapas temáticos, realizada no subprojeto de Mapeamento Participativo da APA de Santa Rita. O objetivo desta Oficina foi mapear aspectos socioambientais, socioeconômicos, socioculturais e as potencialidades e demandas da APA na perspectiva de seus moradores, além de promover o letramento cartográfico e propiciar uma visão crítica sobre o território. Com base nos 24 mapas temáticos elaborados pelos 100 participantes da Oficina, foram confeccionados 12 mapas-síntese no software QGis pela equipe do subprojeto, respeitando-se as convenções cartográficas, as técnicas da cartografia temática e os princípios da cartografia social. Posteriormente, a Exposição: Percepções sobre a APA de Santa Rita divulgou os resultados do mapeamento coletivo, obteve sugestões de ajustes nos mapas-síntese e validou seu conteúdo. Apesar das dificuldades dos participantes em reconhecer e caracterizar a APA, concluímos que houve avanços no conhecimento sobre a UC, a temática ambiental e o letramento cartográfico. Ademais, divergências e convergências entre o mapeamento coletivo e aquele do Plano de Manejo da APA de Santa Rita nos levam a defender o diálogo entre os saberes comunitários e os técnico-científicos para superar as lacunas de ambos.

Referência(s)
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