Pesca e estrutura populacional do pitú Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758) coletado na Ilha do Marajó-PA (Amazônia Oriental)

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n11-030

ISSN

1696-8352

Autores

Valdo Sena Abreu, Edeylane de Nazaré Foro Ramos, Flavio de Almeida Alves-Júnior, Rafael Anaisce das Chagas, Israel Hidenburgo Aniceto Cintra, Marko Herrmann,

Tópico(s)

Crustacean biology and ecology

Resumo

O trabalho apresenta informações sobre a pesca e a caracterização populacional do pitú Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758), capturados na Vila Canivete, que fica às margens do Rio Conceição, na ilha de Cavianinha, município de Chaves/PA. As coletas foram realizadas no período de um ano, entretanto, só houve a captura da espécie M. carcinus, entre os meses de abril a novembro 2021. Para a captura dos camarões, foram utilizados os apetrechos de pesca matapi e tarrafa. Os dados abióticos, temperatura e salinidade foram aferidos durante o estudo. A temperatura manteve-se praticamente constante em todo período variando de 27,6 a 28,1 oC e a salinidade registrou variações de 0,1 no período chuvoso (abril e maio) a 0,7 no período de pouca chuva (junho a novembro). Em laboratório os indivíduos foram identificados, sexados, medidos e pesados. Ao todo foram capturados 234 exemplares (118 fêmeas e 116 machos), não apresentando diferença na proporção sexual anual. Na média de comprimento total e peso total, as fêmeas apresentaram números superiores aos machos. Das fêmeas capturadas 41 (34,7%) apresentavam-se ovígeras e 77 (65,3%) não ovígeras, sendo observado em todos os meses predominância das fêmeas não ovígeras, exceto no mês de agosto de 2021, com uma leve vantagem para as fêmeas que apresentaram ovos. A ocorrência de fêmeas em estágios de maturação foi observada em todos os meses em que houve a captura. Foi constatado que grande parte da receita econômica da Vila Canivete, vem da atividade pesqueira, com considerável destaque para a comercialização do camarão M. carcinus. Constatou-se que os pescadores do pitú necessitam de políticas públicas para promoção de ações educacionais e pesqueiras, bem como a geração de emprego e renda, para melhorar a qualidade de vida da população local. Além disso, destaca-se uma elevada importância da mulher em todas as etapas da pesca do camarão M. carcinus.

Referência(s)