Percepção dos discentes sobre a eficácia da metodologia ativa “sala de aula invertida” no ensino da disciplina resistência dos materiais e seus desafios pedagógicos associados
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n12-028
ISSN1983-0882
AutoresGustavo Costa Guimarães, Vinícius Fernandes Marreira, Thiago Bomjardim Pôrto, Ana Cecília Estévão,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho investigou metodologias ativas no ensino da disciplina de Resistência dos materiais II, dando ênfase a importancia no aprendizado dos discentes. Apenas a aplicação de conceitos e exercícios geralmente não são bem explorados em sala de aula. Pensando nisso, foi feito um estudo introdutório sobre as diversas metodologias de ensino existentes para melhorar o nível de foco e entendimento dos discentes em relação à disciplina de Resistência dos materiais II, e chegou-se a conclusão que a metodologia “Sala de aula invertida” é uma boa alternativa de chegar-se ao resultado desejado. Com isso, foi preparada uma aula com o tema “Teorema de Castigliano” para ser lecionada aos discentes da disciplina de Resistência dos materiais II do curso de graduação de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus X, no primeiro semestre do ano letivo de 2024, e após foi aplicada uma avaliação para analisar qual a eficácia da metodologia utilizada para estudo, com o objetivo de provocar maior motivação e interesse no aprendizado da disciplina de Resistência dos Materiais II, que é uma disciplina com elevada importancia em diversas áreas da Engenharia Civil, sendo muito importante em projetos estruturais. Após executar a metodologia, foi possível observar que o conteúdo proposto foi melhor assimilado pelos discentes que aplicaram a aula, em relação aos discentes que assistiram a mesma na figura de ouvintes. Essa conclusão foi baseada nos resultados da avaliação aplicada e no feedback dos discentes ouvintes.
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