Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Halikha le Keisarya, poesia de Hannah Senesh

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 34 Linguagem: Português

10.35699/1982-3053.2023.47667

ISSN

1982-3053

Autores

Mauro Camilo de Chantal Santos, Melina de Lima Peixoto, VITOR DUTRA OLIVEIRA,

Tópico(s)

African history and culture studies

Resumo

Este estudo aborda o poema הליכהלקיסריה – HalikhaL e Keisarya (Caminhada a Cesareia) de Hannah Senesh (1921-1944), poetisa judia nascida na Hungria, cuja vida foi ceifada em 1944, aos 23 anos, por fuzilamento, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra, após o fim dessa guerra, recebeu o olhar da crítica especializada, que revelou ao mundo seus diários, poesias e cartas. Especialmente para a apresentação deste artigo, pela expressividade do texto poético de Caminhada a Cesareia, foi concebida uma canção estruturada sobre a escala musical judaica, utilizada historicamente em orações musicadas pelos filhos de Israel. Como metodologia, os autores se valeram de informações sobre a poetisa, disponíveis em livros e sites da internet, especialmente a publicação em português do livro Hannah Senesh – diários, poesias e cartas (2011), organizado por Frida Milgrom (1959), bem como o Dicionário Grove de Música (1994), o livro Expressão e Comunicação na Linguagem da Música (1989) de Sergio Magnani (1914-2001) e a obra de Bohumil Med (1939),Teoria da Música (1996). Assim, dados sobre Hannah Senesh, sobre a canção de câmara como fator histórico no desenvolvimento social do contexto no qual esse gênero é composto, sobre a criação e organização estrutural de uma canção concebida para a realização deste estudo constituem o corpus deste artigo. Completam o texto a apresentação da partitura da referida canção, concebida a partir da escala judaica, juntamente com sua performance, cujo acesso é possível por meio de QR Code. O objetivo principal deste estudo é a valorização do nome e da obra de Hanna Senesh, que continua a inspirar, mesmo após sua morte, o respeito por sua obra, incluindo a criação de obras musicais baseadas em sua poesia, chancelando, assim, a importância de sua produção literária como veículo emocional para as gerações posteriores ao tempo em que viveu.

Referência(s)