GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA NO ESPÍRITO SANTO
2024; Volume: 4; Issue: 11 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n11-008
ISSN2764-7757
AutoresRodrigo da Fonseca Agapito, Verônica Couto Machado Bello Macêdo,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste artigo discute a importância da gestão democrática no contexto educacional, ressaltando seu papel na promoção da participação social na formulação de políticas públicas. A participação é vista como um elemento fundamental para a efetivação da democracia, sendo apoiada por diversos autores. A gestão democrática é reconhecida na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e consequentemente em várias legislações municipais que reforçam este tema, e que estabelecem princípios para sua implementação nas escolas. O artigo analisa os Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana da Grande Vitória no Espírito Santo-ES, destacando que estes municípios incorporam a gestão democrática em suas metas, adaptando-as à realidade local. Estratégias incluem a participação da comunidade na elaboração de projetos pedagógicos e a nomeação de diretores com base em critérios técnicos. O texto conclui que a efetivação da gestão democrática requer formação e diálogo entre todos os membros da comunidade escolar, para garantir a qualidade social da educação.
Referência(s)