Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA DESCENTRADA

2024; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 14; Linguagem: Português

10.24065/re.v14i1.2737

ISSN

2237-9460

Autores

Adriana Schneider Müller Konzen, Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Jean Mac Cole Tavares Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O campo do currículo é destaque nas políticas educacionais do ensino médio. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo estudar as concepções de currículo e política e, a partir delas, refletir sobre a construção dos itinerários formativos em uma escola de ensino médio em tempo integral no estado do Ceará. Trata-se de um estudo bibliográfico, apoiado na teoria pós-estruturalista, pois compreendemos que a sociedade não é construída a partir de estruturas fixas e lineares, que se fecham de forma definitiva, mas de estruturações e reestruturações discursivas imprevisíveis, em uma perspectiva transitória e contingente. A escola consiste em um local de reflexões, disputas e rupturas em que as políticas acontecem, são interpretadas, contextualizadas e recontextualizadas. O resultado da pesquisa apontou para vários desafios, que vão desde a construção dos itinerários formativos até a formação dos professores.

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