Artigo Acesso aberto

A CENTRALIDADE DE CAMPINA GRANDE E MOSSORÓ NA REDE URBANA FERROVIÁRIA (1907-1951)

2024; Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1982-3878.2024v18n1.67539

ISSN

1982-3878

Autores

Elizângela Justino de Oliveira,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

As ferrovias foram responsáveis por inúmeras transformações na organização dos espaços em diferentes escalas, tanto nos intraurbanos quanto no interurbano. Na escala interurbana, a ferrovia permitiu a reorganização da centralidade das cidades, reestruturando a hierarquia destas na rede urbana regional. O objetivo deste artigo é analisar a centralidade de Campina Grande e Mossoró na rede urbana ferroviária formada pela linha férrea Great Western e a Estrada de Ferro de Mossoró, respectivamente, e a consolidação dessas cidades enquanto importantes centros regionais. O recorte temporal (1907-1951) foram definidos a partir do momento que Campina Grande torna-se cidade ferroviária (1907) até o momento em que a Estrada de Ferro de Mossoró, alcança Sousa, na Paraíba, em 1951. A análise aqui empreendida possui abordagem na perspectiva da Geografia Histórica Urbana, a qual se revela na demarcação temporal definida e na condução da análise com ênfase nas fontes documentais consultadas, tais como: o Anuário Estatístico do Brasil (1908-1912, v. I, Território e População), Anuário Estatístico do Brasil (1937, 1938, 1939/1940, 1953); Anuário Estatístico da Parahyba do Norte – 1916(1918); Anuário Estatístico do Estado da Parahyba – 1930 (1931); Anuário de Campina Grande (1925); Relatórios do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas (1902, 1905, 1907, 1910, 1911 e 1915), Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas (1927), Relatório do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (1910), bem como, a sinopse do recenseamento de 1900 e o Recenseamento do Brasil de 1920. A análise mostrou que a ferrovia impactou de forma diferente as cidades analisadas, enquanto em Campina Grande consolidou a centralidade urbana regional desta, em Mossoró, por causas das circunstâncias adversas e a conclusão tardia da Estrada de Ferro Mossoró-Sousa, esse incremento técnico não foi preponderante na consolidação da centralidade de Mossoró, embora a cidade se constitua uma importante centralidade na referida linha férrea.

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