Artigo Acesso aberto

que pensam os Servidores Públicos da Universidade Estadual do Ceará a Respeito do Serviço Público

2023; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.47455/2675-0090.2023.5.11.10665

ISSN

2675-0090

Autores

Danilo Barbosa Granja, Emanuel Freitas da Silva,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Trata-se da apresentação acerca das ideias que servidores públicos da Universidade Estadual do Ceará possuem sobre o serviço público e como estas interferem no cotidiano dos exercícios profissionais. Estabeleceu-se como objetivo principal: identificar a ideia de serviço público por parte de servidores de uma universidade estadual. Foi aplicado roteiro semiestruturado por meio de entrevista. Participaram da pesquisa 10 servidores. O serviço público foi percebido como ação voltada para coletividade que precisa ter qualidade, cujo reflexo envolve como o servidor executa as próprias ações. Ademais, dentro do serviço público, há desafios relacionados a vencimentos, infraestrutura e acomodação dos servidores, além de paradigmas antigos de clientelismo e patrimonialismo. O serviço público encara a burocratização de duas formas, na ótica dos entrevistados: organização e padronização, ao mesmo tempo, tornam-se impasse na resolução de problemas. Na universidade, enquanto se ofertam cursos de qualificação, os entrevistados demonstraram sentir que não havia programas de incentivo à capacitação e reconhecimento dos trabalhos, concomitante, viviam a dualidade no acreditar que se qualificar implicará oportunidades, meritocracia, mas não crescimento dentro do serviço público.

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