Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A canção e o ensino de gêneros orais: reflexões didáticas a partir de “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque de Hollanda

2024; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 52; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21165/el.v52i2.3684

ISSN

1413-0939

Autores

Francisco Cardoso, Émerson Henrique Silva Magalhães, Márcia Paula Oliveira Farias, Lília Santos Abreu-Tardelli,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste estudo é o de apresentar uma proposta didática para o trabalho com o gênero textual canção na sala de aula a partir de canções de Chico Buarque de Hollanda, nome de referência da Música Popular Brasileira (MPB). Foram analisadas três canções do compositor sob o quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999/2009; Machado; Bronckart, 2009; Schneuwly; Dolz, 2004), à luz de autores que se debruçam sobre a canção visando o ensino (Conforte; Dolz, 2023). As dimensões ensináveis, delimitadas em “Geni e o Zepelim” (1979), apontam a importância de aliar os elementos sonoros aos linguísticos e discursivos para uma abordagem holística do gênero, em propostas didáticas sensíveis às potencialidades da canção (e não apenas da letra) para o ensino de gêneros orais.

Referência(s)