O uso séries e jogos na educação básica a partir do método praxiológico
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n12-059
ISSN1983-0882
AutoresJhony Frota Macedo, Suely dos Santos Silva, Humberto Borges,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo explora as possibilidades pedagógicas de uso de séries e jogos na escola de educação básica e, para isso, orienta-se pelo método praxiológico de Pierre Bourdieu. Busca-se compreender a complexa dinâmica social em que a escola está inserida, relacionando o protagonismo juvenil exercido no mundo virtual com a formação crítica, autônoma e cidadã dos(as) estudantes no mundo real. Nessa perspectiva, a pesquisa toma a série O gambito da rainha, cujo tema central é o jogo de xadrez, e a analisa como recurso audiovisual que pode ser integrado ao ambiente escolar para promover o desenvolvimento de capitais culturais, linguísticos e sociais. O estudo propõe, portanto, a ampliação das inúmeras formas de capital que o(a) estudante possui por meio da incorporação de novos habiti no ambiente escolar. Ao refletir sobre a função transformadora da escola na construção de novos habiti e na democratização do conhecimento, o estudo propõe que esses recursos audiovisuais podem transformar a experiência escolar, incentivando a participação ativa, o protagonismo e a autonomia dos(as) estudantes em seu processo de aprendizagem. Por fim, o estudo argumenta, que, ao se mudar o habitus do(a) estudante, o seu campo de atuação também mudará e se ampliará, visto que, conforme propôs Bourdieu, o habitus é uma estrutura estruturante formada por um conjunto de normas, regras e preceitos sociais que introduzem e marcam a mente do indivíduo e criam um estilo subjetivo de vida, que determinará o seu campo social de atuação.
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