O Realismo em sala de aula - Antero de Quental e Sophia de Mello Breyner Andresen: interseções possíveis

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n12-065

ISSN

1983-0882

Autores

Hélen Cristina Pereira Rocha, Joeli Teixeira Antunes, Rossane Glads Freitas Pereira Veloso, Sérgio Renato Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo possui como objetivo conectar os princípios literários de Antero de Quental e Sophia de Mello Breyner Andresen com o cotidiano escolar, demostrando como essas leituras podem enriquecer o aprendizado. Quental, um importante poeta do Realismo português da segunda metade do século XIX, expressa a decepção com a sociedade em seus versos revolucionários. Andresen, por sua vez, é uma destacada figura da poesia do século XX, cuja obra reflete uma busca intensa pelo real e a conexão entre sentido e imagem. A análise se concentra na busca por autenticidade de Quental e como isso se relaciona com a proposta de Sophia, destacando a importância de entender o conceito de "real" em sua obra e de que modo tal literatura pode beneficia o processo formativo em sala de aula. Para alcançar os objetivos deste texto recorreu-se a autores como Rildo Cosson e Thomas Stearns Eliot de modo a construir uma discussão pautada na teoria da literatura e na prática formativa educacional.

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