
A orquestra comunitária e a educação para a memória
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Linguagem: Português
10.47456/simbitica.v11i2.43064
ISSN2316-1620
AutoresSebastião Gonçalves Feitosa, Taíza Mara Rauen Moraes,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEste texto aborda as orquestras como bem cultural, focando especialmente o papel e significância das orquestras comunitárias no ensino coletivo de música. Tais grupos têm como foco a integração social e o fortalecimento identitário pela linguagem musical, a partir de fenômenos sociais desencadeados pela promoção de vivências culturais e educativas. A discussão é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento e abrange o estado de ativação desse patrimônio. O objetivo é articular aplicações de saberes do campo da educação patrimonial em processos e práticas de políticas públicas para a cultura e para a cidadania, cujas bases são as orquestras. Após uma breve introdução ao contexto, apresenta-se uma discussão preliminar e considerações sobre as informações coletadas até o momento.
Referência(s)