
A Experiência de Coordenação de um Curso de Psicologia no Sertão
2024; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 44; Linguagem: Português
10.1590/1982-3703003270730
ISSN1982-3703
AutoresAna Amaral, Ana Lúcia Francisco,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoResumo: O objetivo geral deste artigo é narrar a experiência de coordenação de um curso de graduação em psicologia situado no sertão nordestino, a partir de uma perspectiva cartográfica. Especificamente, objetiva apresentar a perspectiva cartográfica como possibilidade de investigação científica; refletir sobre os desafios de implantar e gerir um curso de psicologia no sertão nordestino; expor as estratégias desenvolvidas pela coordenação e gestão do curso; e tematizar as linhas de segmentariedade, a partir experiência da pesquisadora/coordenadora durante a pandemia. O estudo emerge de inquietações, idas e vindas semanais por estradas que levaram ao sertão do Nordeste e que possibilitaram pensar sobre as dificuldades enfrentadas nessa tarefa da gestão. Em consonância com a perspectiva cartográfica, adotamos alguns dos aportes teóricos propostos por Deleuze e Guattari, especialmente, o conceito de rizoma. O principal recurso utilizado para a produção dos dados foi o diário de bordo, a partir do qual elaboramos um texto narrativo. O enfrentamento dos desafios encontrados e a superação das dificuldades possibilitaram uma abertura para o desenvolvimento pessoal e profissional da pesquisadora, bem como dos docentes e discentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer que a distância geográfica, a contratação de um corpo docente qualificado e comprometido, o êxito na captação e retenção de alunos, a consolidação dos serviços ofertados pela Clínica Escola e a avaliação do Ministério da Educação para o reconhecimento do curso foram os principais desafios enfrentados.
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