Avaliação do conhecimento de graduandos e pós-graduandos (stricto sensu) em Odontologia quanto aos direitos de propriedade intelectual no estado da Paraíba
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 11 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n11-077
ISSN1696-8352
AutoresAnderson Christian Ramos Gonçalves, Joyce Raianne Santos Sá, Mariana Letícia Gomes de Azevedo, Mylenna Martins Cabral Cruz, Bárbara Vanessa de Brito Monteiro, Rodrigo Alves Ribeiro,
Tópico(s)Medical Malpractice and Liability Issues
ResumoO objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento de graduandos e pós-graduandos (stricto sensu) em odontologia quanto à propriedade intelectual, pertencentes a instituições de ensino superior públicas, no estado da Paraíba, Brasil. Trata-se de um estudo observacional, exploratório e transversal, com amostra por conveniência e representativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado com estudantes da UFCG, UFPB e UEPB. Os dados foram armazenados e registrados no SPSS versão 25.0, analisados por estatística descritiva e analítica, com frequências relativas e absolutas, foi realizado o teste Qui-Quadrado adotando o p-valor ≤ 0,05. O estudo teve 239 participantes distribuídos dos três centros. Quanto à faixa etária, 90% dos participantes foi entre 18 e 29 anos, com predominância de indivíduos do sexo feminino (70,3%). Um total de 64% dos participantes nunca ouviu falar do termo DPIs direcionado para a odontologia e dos 36% que já ouviram falar, apenas 12,6% relatam que esse assunto foi tratado na graduação ou pós-graduação. Aproximadamente 80% dos entrevistados afirmaram não conhecer as plataformas e portais registrados de marcas e patentes. Quando questionado sobre a aplicabilidade odontológica, cerca de 90% dos participantes escolheriam os direitos autoriais para proteger obras fruto da sua propriedade intelectual e 42,3% escolheriam uma marca registrada para estabelecer os direitos da sua clínica ou consultório. A realização deste estudo mostrou que a temática dos DPIs deve ser ampliada nos cursos graduação e pós-graduação.
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