Artigo Acesso aberto

Entre a militância e a fabricação

2023; Volume: 18; Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63693

ISSN

2763-9398

Autores

Marcelo Alves dos Santos,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar empiricamente a amplificação de discursos políticos por perfis de fachada. Para isso, o texto dialoga com o marco teórico da desinformação, particularmente os estudos aplicados que buscam identificar táticas de coordenação de atividade inautêntica e articulação de redes fabricadas para impulsionar figuras políticas no Facebook. Os dados são compostos por uma amostra de 22 fan-pages e 33.157 publicações realizadas entre 2013 e 2018 no Facebook; das quais 15 apoiadoras de Bolsonaro e sete de Moro. Os procedimentos metodológicos combinam análise de redes sociais e mineração textual para apontar os laços de ligação entre as páginas, a sistematização das repostagens, a rede semântica de hashtags e as citações aos personagens políticos. O principal achado é uma rede de páginas que atuam como apoiadoras, câmara de eco e amplificadoras de lideranças de extrema-direita.

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