Realidade virtual como ferramenta didática para o ensino de biologia celular

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.12-125

ISSN

1988-7833

Autores

Glenda Quaresma Alves, Dionne Cavalcante Monteiro,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Temas relacionados ao funcionamento do corpo, processos e reações que se desenvolvem neste são muitas vezes difíceis de serem apresentados e compreendi-dos pelos alunos, devido a abstração que tais conteúdos apresentam e devido a forma convencional como são apresentados, através de livros e apresentações estáticas. O processo de respiração celular, que envolve inúmeros substratos e reações é um exemplo, onde textos, gravuras e imagens são utilizados como material de ensino. Na abordagem de tais conteúdos a utilização de tecnologias educacionais que possam apresentar novas formas de explorar os conceitos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem são de suma importância, principalmente devido a sua importância para balizar futuros estudos. Este trabalho apresenta um simulador em ambiente de Realidade Virtual, desenvolvido para ser usado como recurso didático na disciplina de Biologia Celular, para alunos do Ensino Superior, para trabalhar a primeira fase da respiração celular, denominada Glicólise. O simulador utiliza controles e visualizadores encontrados em óculos de realidade virtual comerciais, e permite que o aluno possa interagir com o sistema apresentando moléculas que irão interagir. Neste processo o aluno passa a ser um ator ativo no sistema de aprendizagem, tornando o processo de ensino-apredizagem mais eficaz.

Referência(s)