Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Beowulf em cordel: limiares fantásticos, históricos e culturais

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 44; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/1678-2054.2024vol44n2p8

ISSN

1678-2054

Autores

Rafael Silva Fouto, Daniel Serravalle de Sá,

Tópico(s)

Medieval Iberian Studies

Resumo

Tendo o fantástico como conceito norteador, o presente artigo visa debater e analisar A Saga de Beowulf (2013), do cordelista Marco Haurélio, com ilustrações de Luciano Tasso, uma adaptação da literatura anglo-saxônica para a literatura de cordel brasileira. Por meio de críticos como Tzvetan Todorov (2017), Rosemary Jackson (2009) e David Roas (2009), discutem-se aspectos teóricos e temáticos da narrativa fantástica e suas transformações contemporâneas. Conclui-se que a interpretação e a recriação das tradições folclóricas-culturais presentes no poema Beowulf (ca. séc. X-XI) estão no limiar da materialidade histórica e da narrativa fantástica, misturando a arte autêntica do passado nórdico medieval com reimaginações modernas.

Referência(s)