Gamificação no ensino de química: desenvolvimento de objeto de aprendizagem para a tabela periódica com o uso de aplicativos interativos no ensino médio de uma escola pública

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n12-080

ISSN

1983-0882

Autores

Antônio Vanderlei dos Santos, Leonir Cleomar Janke, Marcelo Paulo Stracke,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Os aplicativos de Química representam uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino e aprendizagem desta disciplina, permitindo um fácil acesso ao conhecimento, incentivando a interação e o engajamento dos alunos. Além disso, facilitam a compreensão de conceitos abstratos e possibilitam a personalização do aprendizado, preparando os estudantes para aplicar esses conhecimentos em situações práticas do cotidiano. Um exemplo de aplicativo é o Quiz, destinado ao aprendizado dos símbolos dos elementos químicos, indicando seus grupos, períodos e blocos na Tabela Periódica. Este projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem utilizando o Quiz com conteúdos relacionados à Tabela Periódica dos Elementos Químicos. A metodologia adotada foi qualitativa, com coleta de dados através de um questionário respondido pelos alunos. Tratando-se de uma pesquisa-ação com características de autoavaliação, as modificações foram continuamente avaliadas pelos participantes até o final do processo. O produto final detalha a sequência de todos os níveis e objetivos da Tabela Periódica. A fundamentação teórica se baseia em modelos conceituais de mobile learning, metanálise e estratégias de ensino que utilizam aplicativos específicos de Química, como o Quiz. Os resultados obtidos destacam a importância e a validade do uso da gamificação para o aprendizado adequado de Química, sugerindo a eficácia dessa abordagem no contexto educacional. Este estudo contribui para ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem da Química, aproveitando os recursos tecnológicos disponíveis e promovendo uma maior interação e engajamento dos alunos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX