Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Quadros de formatura como portal da memória do colégio Comercial de Picos-PI (1965-1977)

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66926

ISSN

2359-7003

Autores

Lígia Sousa, Jane Bezerra de Sousa,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este artigo analisa os quadros de formatura do Colégio Comercial de Picos (1965-1977) que estão sob a guarda do Museu Ozildo Albano, em Picos (PI). São sete quadros no recorte temporal adotado, a partir das datas correspondentes. O objetivo geral foi analisar os quadros de formatura como registro da cultura escolar do Colégio Comercial de Picos. Os objetivos específicos foram: a) investigar os quadros de formatura como fonte para o conhecimento da relação entre a escola e a comunidade externa e b) compreender os aspectos representativos desses quadros para a comunidade escolar. Como pressuposto teórico-metodológico, apontamos a História Cultural (Burke, 1992; Chartier, 1990) e utilizamos, para a análise, os conceitos de documento/monumento e memória de Le Goff (2003). As análises nos conduziram à ideia de que os quadros são objetos-memória, termo utilizado por Benito (2018), e através deles podemos descortinar um tempo, um espaço e um modo de viver na escola, bem como sua relação com a comunidade em que está inserida.

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