Feminismo e teledramaturgia: agenda feminista em produções brasileiras
2021; Volume: 17; Issue: 09 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n09.60645
ISSN1807-8931
AutoresAndréa Corneli Ortis, Mariana Nogueira Henriques, Flavi Ferreira Lisbôa Filho,
Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoO presente estudo tem como objetivo investigar, por meio de um cotejamento entre Brundson (1997), Pinto (2003) e Almeida (2012), como se deu a construção das pautas feministas, ao longo do tempo, na teledramaturgia brasileira através das novelas “Sua vida me pertence” (1951), “Malu Mulher” (1979), “Tieta” (1989), “Mulheres Apaixonadas” (2001), “Verdades Secretas” (2015) e da série “Mulher” (1998). Com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, observamos, primeiramente, uma forte relação entre as temáticas feministas e os produtos audiovisuais, no entanto, essa relação se dá através de “temáticas sociais”, que tiram o “rótulo” feminista das pautas.
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