Práticas interacionais no consumo ficcional televisual nas redes sociais: estudo de caso dos comentários e das interações nas postagens do perfil do Globoplay no Facebook
2022; Volume: 18; Issue: 8 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63817
ISSN1807-8931
AutoresCarlos Henrique Sabino Caldas, Luiz Antônio Feliciano, Beatriz dos Santos Gonçalves,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoOs processos de comunicação têm passado por uma era de mudanças significativas onde as possibilidades discursivas instauram um desenvolvimento de novos formatos e gêneros, alicerçados nos atuais dispositivos e recursos de interação. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar as práticas interacionais do consumo televisivo ficcional do catálogo das séries brasileiras da Rede Globo, com ênfase na análise dos comentários e das interações nas postagens do perfil oficial Globoplay na rede social Facebook. Os resultados da análise demonstram que o perfil Globoplay interage com os perfis dos usuários nas interações características positivas e eufóricas, sendo que o perfil de comentários identificados foi nas categorias de 1- comentários sobre a postagem; 2- comentários na categoria fã. Observou-se que os interatores criaram vínculos de sentidos de uma experiência de hábito de interagir com o perfil Globoplay, modalizando-o a um uso especializado e engajado.
Referência(s)