Dos palcos ao YouTube: estudo do canal da Cia Barbixas de humor

2022; Volume: 18; Issue: 9 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64156

ISSN

1807-8931

Autores

Vitória Kuramoto Pantano, Nara Lya Cabral Scabin,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo busca analisar, do ponto de vista de aspectos constitutivos da mensagem audiovisual e das formas de interação estabelecidas pelo público, vídeos postados no canal no YouTube da Cia Barbixas de Humor, companhia que iniciou seu projeto nos palcos e passou, ao longo dos anos, por diferentes plataformas midiáticas, da TV a mídias digitais, alcançando grande popularidade. Para tanto, os procedimentos metodológicos baseiam-se em: (1) breve revisão bibliográfica; (2) análise, por meio da caracterização de diferentes planos do discurso audiovisual, de um corpus formado por vídeos selecionados conforme critérios de diversidade, visibilidade e temporalidade; e (3) categorização dos comentários mais relevantes publicados no YouTube da Companhia a respeito dos vídeos que fazem parte do corpus.

Referência(s)
Altmetric
PlumX