O uso dos gêneros digitais: práticas de ensino baseadas na Pedagogia dos Multiletramentos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

2022; Volume: 18; Issue: 7 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n7.63597

ISSN

1807-8931

Autores

Gustavo dos Santos Chicuta, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo trata de uma experiência realizada no âmbito escolar, em uma turma de 6º ano do ensino fundamental, numa escola pública municipal de São José da Laje/AL. A prática desenvolvida se deu com base na Pedagogia dos Multiletramentos. A partir da situação vivenciada, utilizamos alguns procedimentos metodológicos como: (i) leitura de gêneros digitais; (ii) discussões acerca desses textos; (iii) atividades de interpretação e de análise de recursos multimodais; entre outros, numa abordagem qualitativa de investigação. Para tanto, motivamos os alunos na produção de um mini telejornal e, por fim, na elaboração de memes, os quais foram compartilhados na virtualidade. Como resultados, reconhecemos que as aulas de Língua Portuguesa se tornaram mais atrativas, em comum acordo com o que preconizam as diretrizes presentes na Base Nacional Comum Curricular.

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