Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Cultura literária na escola:

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63744

ISSN

2359-7003

Autores

Stéfane de Almeida Dos Santos, Lays Lins de Albuquerque, Daniela Maria Segabinazi,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente trabalho parte da relação de parceria estabelecida entre uma escola e uma universidade no tocante ao fomento da educação literária às crianças e adultos de um contexto escolar municipal em João Pessoa, na Paraíba. Dito isso, o principal objetivo em é discorrer acerca das experiências literárias promovidas pelo projeto de extensão Cultura Literária na escola: para ler, ouvir ver e sentir (CCHLA/UFPB) à comunidade da EMEIEF Lúcia Giovanna Duarte de Melo. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de autores e autoras como Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007; 2017), Chambers (2007a; 2007b), Reyes (2012), Zilberman e Silva (1990) para nortear o debate em torno desta parceria que tem como cerne a literatura infantil e o seu potencial formador materializado na escola. Assim, no alcance do nosso objetivo, apresentaremos as ações desenvolvidas durante o ano de 2021 e início de 2022, destacando proposições, alcances e, ainda, ponderando o histórico da relação que estabelecida entre a escola, o espaço universitário e seus sujeitos, todos(as) circundados pelas leituras e experiências com a literatura infantil no processo de construção de uma comunidade leitora.

Referência(s)
Altmetric
PlumX