Elitização dos torcedores do futebol brasileiro: avanços e formas de resistências das torcidas do Sport Club Internacional (2003 – 2018)
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.12-175
ISSN1988-7833
AutoresNicolas Duprat, Monika Dowbor, Regina de Oliveira Heidrich, Gustavo Roese Sanfelice,
Tópico(s)Sports, Gender, and Society
ResumoA presente pesquisa aborda os processos de mercadorização do futebol e etilização que se desenvolveram no Sport Club Internacional entre 2003 a 2018, especialmente nas reformas do Estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo FIFA de 2014, compreendendo o impacto desse evento no perfil dos torcedores do clube, que é reconhecido como Clube do Povo do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, que analisa eventos históricos, no qual realizou-se a revisão bibliográfica da literatura disponível sobre sociologia do futebol. Os dados foram coletado com base nas notícias da imprensa, pequisas de consultorias especializadas em esporte e entrevistas semiestruturadas com lideranças do clube. Verificou-se que a realização da Copa do Mundo intensificou o processo de elitização do futebol brasileiro mediante as mudanças das estruturas físicas dos estádios e o aumento do valor do ingresso, que excluíram os torcedores das classes sociais menos favorecidas do estádio. Durante este processo, a torcida colorada constituiu movimentos de resistências contra os avanços elitistas, conquistando vitórias importantes, dentre elas, a retirada das cadeiras da arquibancada no setor popular destinado a torcida organizada Guarda Popular, o setor de livre circulação e a criação da modalidade associativa popular Academia do Povo.
Referência(s)