
ENSINO E CONSERVAÇÃO:
2024; Volume: 12; Issue: 17 Linguagem: Português
10.47977/2318-2148.2024.v12n17p87
ISSN2318-2148
AutoresR Silva, Luiza Carolina Pereira Vargas, Celso Augusto Guimarães Santos, Lilian Brouck Figueiredo, Danielle Machado Duarte, Douglas de Souza Pimentel,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX-Itaipu) são unidades de conservação (UC) que guardam uma grande riqueza biológica, social e cultural em Niterói (RJ). Essas UC são palco de muitas ações ambientalistas, como o Programa de Educação Socioambiental (PESA) do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) que busca a sensibilização da comunidade e a conexão dos visitantes com essas áreas protegidas, para a participação na gestão ambiental mediante a interação entre escolas, projetos, comunidades e universidades. O presente artigo tem como objetivo apresentar o PESA e relatar as experiências resultantes da participação dos discentes universitários. Os indicadores avaliativos do Programa são positivos, como a sua longevidade; o estabelecimento de novas parcerias formais e informais; a sua inclusão no projeto político pedagógico da escola; a observação de comportamentos positivos; a qualificação das atividades; a ampliação da diversidade das ações; o planejamento e a constante avaliação. As ações do PESA podem potencializar nos alunos um maior envolvimento com a conservação do ambiental e ser ampliado para toda a comunidade.
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