Artigo Acesso aberto

O ensino de ciências e a educação escolar indigena do povo parintintin: uma análise do livro didático

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n12-115

ISSN

1983-0882

Autores

Welton de Araújo Prata, Ademir de Souza Pereira, Elizabeth Tavares Pimentel, Dario Xavier Pires,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Com a necessidade de refletir sobre o ensino de Ciências nas escolas indígenas Parintintin, este trabalho realiza discussões sobre as atividades encontradas no livro didático utilizado em uma escola do povo Parintintin durante os anos de 2022-2023. Para a realização deste estudo, baseamo-nos em documentos oficiais, e em estudos publicados em teses, livros e artigos que complementam nossa análise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental. Os dados obtidos para a análise foram retirados da coleção "Ápis", da editora Ática, uma obra interdisciplinar que aborda temas de Ciências, Geografia e História. Este trabalho está vinculado a estudos e discussões de uma proposta de tese, que visa a ponderar sobre a diversificação das atividades dentro da sala de aula no ensino de Ciências nas turmas de 5° ano das escolas Parintintin localizadas no interior do município de Humaitá, Amazonas. Durante a análise, pudemos observar algumas lacunas existentes na Educação Escolar Indígena e nas ofertas de conteúdo nos livros didáticos. A Educação Escolar Indígena precisa ser diferenciada e a coleção não leva em consideração os aspectos culturais do povo Parintintin. Para além de atender o currículo nacional, é preciso englobar os aspectos culturais do povo Parintintin.

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