ANTICONSUMO DOS MEMBROs DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2525-3867.2021v6n1.52401
ISSN2525-3867
AutoresPedro Coelho Pedro Felipe da Costa Coelho, Keven Tanan Keven Victor Dantas Tanan,
Tópico(s)Healthcare Regulation
ResumoA finalidade desta pesquisa foi compreender as práticas de anticonsumo dos membros da Igreja Adventista do Sétimo de Dia, com ênfase nas motivações, questões identitárias, resistências e a transição para o anticonsumo desses consumidores. Foram realizadas 15 entrevistas com adventistas e observações in loco em locais de consumo. Os resultados da pesquisa sugerem que os consumidores adventistas adotam práticas de anticonsumo no consumo de alimentos, bebidas e vestuários por motivações diversas, sobretudo pelo incorporação das orientações da igreja e por preocupações com a saúde. Mudanças identitárias são vivenciadas por seus membros, ao passo que enfrentam dificuldades para abandonar certos hábitos de consumo. O processo de transição ao anticonsumo se mostrou um momento complexo na vida dos participantes, que relataram a dificuldade para adotar a rotina de abstinência e falta de auxílio por parte da instituição. Contribuições acadêmicas e sociais são apresentadas.
Referência(s)