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Minerva e a Virgem Maria: a expulsão dos holandeses na tela de Juan Bautista Maíno e na cópia doada aos baianos

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 26; Issue: 48 Linguagem: Português

10.14393/artc-v26-n48-2024-75982

ISSN

2178-3845

Autores

Nuno Monteiro,

Tópico(s)

Historical Studies on Spain

Resumo

Este artigo propõe-se a estudar uma das cópias da tela seiscentista La recuperación de Bahia de Todos los Santos, explorando particularmente a cena da tapeçaria no conjunto de toda a pintura. Doada pela Espanha ao governo da Bahia em 1950, tal cópia representa a expulsão dos holandeses da capital baiana em 1625 e hoje se encontra no Memorial da Câmara Municipal de Salvador. Avaliam-se aqui os motivos que teriam motivado o frade dominicano Juan Bautista Maíno, autor da obra original, a escolher a deusa Minerva, e não a Virgem Maria, como representação da vitória lusoespanhola sobre os holandeses protestantes. Dada a forte carga religiosa da cena, a preferência pela divindade pagã pode parecer um contrassenso, especialmente quando levamos em conta que toda a cena pintada se destinava a celebrar a derrota da fé reformada frente à romana.

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