Subjetividade e paisagem sonora, motocicletas e música
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 26; Issue: 48 Linguagem: Português
10.14393/artc-v26-n48-2024-75976
ISSN2178-3845
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO artigo analisa o jogo entre primeiro plano e plano de fundo no heavy metal. Começa com uma analogia relativa aos bebês, segue com a retomada do conceito de anafones sonoros e da ideia de figura-fundo como melodia-acompanhamento e, por fim, chega ao gênero em estudo. O que está em jogo é a relação entre cultura e subjetividade, como ela se expressa através do som, mais especificamente quanto ao tipo de arquétipo que passou a ser comum no pós-guerra entre jovens pobres do sexo masculino: o motoqueiro solitário. O argumento sustentado aqui é o de que existe uma relação entre a posição desse motoqueiro e a posição da guitarra no metal. Um contexto histórico que propiciava a esses jovens comprar motos por um preço acessível também favoreceu a criação de uma música análoga, por meio da qual esses jovens se apropriavam do barulho urbano que geralmente os dominava.
Referência(s)