O estado da crítica na formação profissional em Jornalismo na Região Sul
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2359-375x.2024v11n1.69918
ISSN2359-375X
AutoresAmanda Crissi, Lilian Magalhaães, Sérgio Luiz Gadini,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta um retrato das atividades (disciplinares ou complementares) do exercício da crítica de mídia em cursos de Jornalismo situados nos três estados da Região Sul do Brasil. O estudo verificou e mapeou a existência de atividades integrantes do currículo de formação profissional em Jornalismo das instituições de ensino superior (IES) da Região, tanto públicas quanto particulares. A metodologia de estudos da pesquisa se baseia na compreensão do conceito de crítica de mídia, seguido pela verificação das condições de oferta da disciplina teórica e laboratorial durante a formação acadêmica dos jornalistas na contemporaneidade. Após a coleta de dados, constatou-se que, apesar da relevância da arte crítica na produção e edição jornalística, são poucas as instituições em que a disciplina integra a grade curricular.
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