Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O estado da crítica na formação profissional em Jornalismo na Região Sul

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-375x.2024v11n1.69918

ISSN

2359-375X

Autores

Amanda Crissi, Lilian Magalhaães, Sérgio Luiz Gadini,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo apresenta um retrato das atividades (disciplinares ou complementares) do exercício da crítica de mídia em cursos de Jornalismo situados nos três estados da Região Sul do Brasil. O estudo verificou e mapeou a existência de atividades integrantes do currículo de formação profissional em Jornalismo das instituições de ensino superior (IES) da Região, tanto públicas quanto particulares. A metodologia de estudos da pesquisa se baseia na compreensão do conceito de crítica de mídia, seguido pela verificação das condições de oferta da disciplina teórica e laboratorial durante a formação acadêmica dos jornalistas na contemporaneidade. Após a coleta de dados, constatou-se que, apesar da relevância da arte crítica na produção e edição jornalística, são poucas as instituições em que a disciplina integra a grade curricular.

Referência(s)