Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CONFLITOS DA LINHA DO TEMPO: a cobertura televisiva do Jornal Nacional através da Pedagogia Crítica da Mídia

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-375x.2022v9n2.62036

ISSN

2359-375X

Autores

Arthur Freire Simões Pires, Estevan de Freitas Garcia, Fábio Cruz,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Apresentamos aqui um estudo baseado nas categorias analíticas originadas da Pedagogia Crítica da Mídia (KELLNER, 2001), utilizadas de forma dissecar as matérias e compreender suas significações e efeitos. Os dois textos jornalísticos se assemelham no tipo de acontecimento, porém uma ocorreu no início dos anos 2000 enquanto a outra data 2019. Entendemos que os escritos reforçam valores neoliberais, vulgarizam a ideia de Direitos Humanos e reproduzem conceitos que corroboram e exacerbam estereótipos e ideias hegemônicas dentro dos cenários estudados.

Referência(s)