CONFLITOS DA LINHA DO TEMPO: a cobertura televisiva do Jornal Nacional através da Pedagogia Crítica da Mídia
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2359-375x.2022v9n2.62036
ISSN2359-375X
AutoresArthur Freire Simões Pires, Estevan de Freitas Garcia, Fábio Cruz,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoApresentamos aqui um estudo baseado nas categorias analíticas originadas da Pedagogia Crítica da Mídia (KELLNER, 2001), utilizadas de forma dissecar as matérias e compreender suas significações e efeitos. Os dois textos jornalísticos se assemelham no tipo de acontecimento, porém uma ocorreu no início dos anos 2000 enquanto a outra data 2019. Entendemos que os escritos reforçam valores neoliberais, vulgarizam a ideia de Direitos Humanos e reproduzem conceitos que corroboram e exacerbam estereótipos e ideias hegemônicas dentro dos cenários estudados.
Referência(s)